Chichen Itza e o Cenote de Dzinup, Mexico








Uuuh legais esses nomes esquisitos, ne?? Duvido que vcs consigam repetir amanha pra alguem esses dois lugares que eu fui: Chichen Itza e o Cenote de Dzinup... rs

Bem, antes de ontem chegamos na cidade de Piste, aqui no Mexico, que eh do lado das ruinas de Chichen Itza - uma das mais famosas por aqui. Nos hospedamos num resort (acreditem se quiser), chamado Piramide Inn!! hahahaha Na verdade acampamos, mas o lugar eh um resort mesmo que tem area pra camping tb... Com piscina e buffet no cafe-da-manha!! Ai ai se todos os campings fossem resorts...!

Ao lado de Piste tem uma cidade chamada Valladolid, e ja tinha lido num guia do Mexico que desta cidade poderiamos alugar bikes e ir pedalando ate o Cenote de Dzinup. Mas afinal, o que eh um Cenote?? Nao sei o conceito certo, mas eh como uma gruta abaixo da terra, mas tem um lago dentro!! E normalmente tem uma raiz de arvore de uns 10 metros de comprimento, que atinge a agua. Fomos pedalando (uns 40 minutos, tranquilo) e chegamos ao Cenote (a foto fica escura, mas da pra entender). Mas o lugar eh lindo!! Diferente de tudo o que ja tinha visto... Uma gruta, inclusive da pra ouvir o gritinho dos morcegos, e uma agua azul esmeralda dentro!! Ficamos tentando entender pq a agua eh tao azul, ja que o lugar eh escuro e no chao eh tipo terra-areia... e tem uns peixinhos nadando (sinal de agua limpa), mas dao um pouquinho de medo: sao pretos e bigodudos! Nao tinha ninguem nadando qdo chegamos,ai tiramos umas fotos e ja estavamos quase indo embora qdo o moco que trabalha la perguntou: "Mas vcs nao vao nadar?", aaah claro que voltamos para experimentar! A agua uma delicia, parecia aquela da piscina natural que nadei na Ilha de Ometepe, na Nicaragua... Deve ter sais minerais tb.... cada lugar louco que a gente ta conhecendo viu! Na saida do Cenote, tomamos uma agua de coco com tequila (!) e depois comemos a carne do coco com chilli e limao!! Essa viagem ta sendo bem gastronomica tb, viu??

No dia seguinte, aproveitamos o sol e a piscina e passamos o dia no resort, bem a toa... No fim da tarde fomos as ruinas de Chichen Itza. Sao lindas, mas nao eh permitido explora-las tanto como as de Palenque. E muito turista, loucura. Conhecemos um guia mexicano que ja trabalhou pra CVC e ama o Brasil (como mtos que conhecemos aqui), e ele nos falou para voltarmos a noite pra ver o show de luzes chamado "A noite dos Maias". Ficamos pouco nas ruinas pois fecham as 17:00 (na verdade nem vimos tudo... snif snif), e a noite fomos ver o espetaculo. Mto legal, contam um pouco da historia dos maias, Chichen Itza foi uma especia de cidade sagrada, que os maias viveram, tiveram que abandonar por motivo de guerras entre outros povos, e depois perigrinaram ate encontrar de novo. Em Chichen Itza tem um Cenote tb, mas eh aberto (nao dentro de gruta) e nesse lugar eram oferecidas coisas de valor, como aneis, braceletes de prata e ouro e mesmo humanos ao rei da Chuva! Foram encontrados restos mortais nesse Cenote!! Uuuh e na hora que a apresentacao tava falando do rei chuva, juro por tudo que o ceu tava estrelado, mas por um momento nao se via mais as estrelas e comecou a cair um chuvisco!! Coincidencia?? Sei la, mistico viu...

Isso tudo foi ontem e antes de ontem, agora finalmente chegamos na Praia!!! Playa del Carmen, ao lado de Cancun!! A cidade eh bem turistica, e bem desenvolvida... tem WallMart, Blockbuster, McDonald´s!! A principio nao gostei mto, esperava uma cidade mais roots... mas so foi preciso ver o mar pra eu mudar de opiniao!! Olha a foto... Que lindo, azul claro misturado com escuro, areia branquinha... E ainda um arcoiris veio dar o ar da graca!! Muito lindo mesmo!!! Mas fiquei meio revoltada, varios pedacos da praia nao tem acesso, sao fechados para os hoteis!!! Deveria ser proibido isso, neh?? Isso eh, os mexicanos mesmo tem um pedacinho pequeno de areia pra aproveitar... absurdo

Mas ta tudo perfeito!!!!!! O Mexico eh cheio de riquezas!!

Amo vcs, adoro os recados...........

Muitos beijosssssssss

Comments

clamayoral said…
Deve tá sendo demais Luuuuuuuu,to me coçando aki...
Que gruta é essa?Lindo!
Bjocas!
Anonymous said…
oi luiza....como vc ta?nossa q lindas as fotos e vc tb esta linda........espero quando voltar,que venha visitar a minha cidade pq estou com saudades e bjos e se cuida.................dera......sera q lembra de do cruzeiro.....bjos e saudades
Gramacho ( Portugal) said…
Oi Linda...Não esuqce de ir ao Coco Bongo em Cancún!!!Balada monstra!!!hehhee!!!Bjs e muitas tequilas!!!
Anonymous said…
Oi, Luluzinha
Não ouça o conselho do Gramacho. O conselho do Papy é: - Beba bem pouquinho, se possível não beba e alimente-se bem.
Estou adorando viajar com você e cstou com saudades.
Aquí na terrinha a única novidade é o burado do SERRA. O túnel do Metro desabou e formou-se uma enorme cratera. Os jornais só falam disso. Morreram 8 pessoas. Achei poucas pelo tamanho do desastre.
Não esquece de trazer o sombreiro e se possívl o poncho bem colorido, escrito lembranças de CANCUN.
beijo
Papy, vulgo Popozão.
Unknown said…
Caracas Luiza!!! Estudou no Godofredo Furtado?

Popular posts from this blog

Finalmente México!!

Palenque, Mexico!! O MEXICO É DEMAIS!

Playa del Carmen, Tulun e Cancun!!