San Cristobal de Las Casas, Mexico

Ta, estou escrevendo aqui de Palenque, mas como ja aconteceram muitas coisas vou colocar hj duas entradas... se ler eh o que vcs querem, ler eh o que vcs terao!! rs

A 1a cidade que dormimos no Mexico foi San Cristobal de Las Casas, uma cidade fria e colonial. No dia que chegamos, fomos conhecer a cidade, entramos num museo que explicava um pouco da historia da cidade, que foi a capital do estado de Chiapas, passou por um periodo colonial com exploracao de escravos e dos povos mayas que habitavam antes aqui. Interessante o processo de catecismo dos indios, eles tem alguns livros com gravuras que os padres utilizavam pra ensinar a religiao catolica para os indios. Inclusive a parte do nome da cidade "Las Casas" foi tirada do sobrenome de um padre missionario que lutava em prol dos direitos humanos dos indios, inclusive pediu para sair dessa missao por nao tolerar os abusos feitos pelos colonizadores aos mesmos. Foi boa a ida a esse museo para ter uma introducao da cultura maia.

Aaaaaaaaaah mas nao tava dando pra aguentar o frio na rua, entao fomos para o Hostel ficar enroladas num cobertor........ A noite fomos tomar uma cervejinha (so pra rebater o frio) num barzinho chamado Revolucion. Tomamos a cerveja com uma mistura de limao com pimenta... estranho estranho!!!!!

No dia seguinte, fomos a um museo muito interessante... o Museo da Medicina Maia. Aaah so um detalhe: no caminho comemos um taco de rua por 1 peso!! Isso eh tipo 0,20 centavos de real!! hahahaha maravilha!!
Continuando no Museo, esse tinha umas representacoes em bonecos de cera demonstrando alguns costumes maias, como o parto (foto), o processo de fazer as velas curadoras, a forma de reza... E pra finalizar vc visita um jardim onde eles preservam as plantas utilizadas pelos incas na medicina!! Adorei.... os maias tinham uma cultura muito avancada, pena que nao tinham armas de fogo pra se defender da invasao!!

Ja com um pouquinho de revolta no peito, pegamos uma van e fomos conhecer uma cidade zapatista, Oventic. Laaaaa no alto da montanha, onde de baixo so vemos as nuvens, fica uma cidadezinha que na entrada ja tem os dizeres: "Territorio Zapatista - Aqui nos mandamos, o governo obedece". A cidadezinha eh composta na verdade por uma ladeira e no final dela tem a escola zapatista. Qdo vc entra, tem um porteiro armado com aquelas mascaras pretas que so se ve os olhos, e ele te pergunta o que vc ta fazendo la. Ai falamos: "Viemos visitar, conhecer o movimento". Ai ele nos levou para o escritorio, para uma entrevista com o que podemos chamar de "consul", que autorizou nossa entrada. Esse pergunta nossa nacionalidade, nome, profissao e "organizacao"! Ai entramos, comecamos a descer a rua... Nao sei via ninguem, 1º pq acho que nao tinha ninguem nas ruas mesmo, muito frio, e 2º pq era so neblina!! Nao se enxerga mais que 5 metros da sua frente!! Meio assustador, mas sabiamos que era seguro. Em todas as casas tinham figuras revolucionarias, o Che Guevara, o comandante Marcos (que eh o principal comandante zapatista). Ai nos ensinaram que o nome eh Marcos pq as 1ªs letras designam nomes dos pueblos que o caracol (simbolo zapata, significa que vai avancando) quer atingir. Assim:
M -Margaritas
A - Altamirano
R - Rancho Nuevo
C - Comitan
O - Ocosingo
S - San Cristobal
Legal neh? Os Zapatas lutam pelos direitos dos indios, reivindicam uma reforma agraria para que eles possam manter sua cultura em paz, com as terras que os espanhois e as empresas internacionais produtoras tiraram deles... Pena que os indios do Brasil foram praticamente exterminados, hj estao praticamente em extincao...

Ok!! Feita a aula de historia, fomos para o Hostel, fizemos um macarrao com salsa mexicana picante e ficamos conversando com os outros backpackers de plantao!!! A 1 da matina pegamos o bus para Palenque!! uuuuuuuuuuh Ruinas!!!

Comments

LieCla said…
Louca varrida, conhecendo guerrilheiro! Volta já para casa, menina!!!!!!!!!!!!!
Mama
clamayoral said…
hahahahah to rindo da sua mãe hahahahah mãe sofre viu!!!!
To vendo que vai voltar e criar o Partido Viajando (P.V.)

Popular posts from this blog

Finalmente México!!

Palenque, Mexico!! O MEXICO É DEMAIS!

Playa del Carmen, Tulun e Cancun!!